SELO DE APROVAÇÃO PARA FERTILIZANTES DE ZINCO

INICIATIVA DO SELO DE QUALIDADE

Os fertilizantes de Zinco (Zn) desempenham um papel essencial na manutenção e/ou aumento da produção mundial de alimentos, além da melhoria da saúde humana. No mundo há muitos solos deficientes em Zn, e com a adição desse micronutriente sozinho ou em combinação com outros elementos como Nitrogênio, Fósforo e / ou Potássio, as colheitas respondem bem. Alguns fertilizantes inorgânicos, no entanto, podem conter impurezas – incluindo Cádmio e Chumbo – em níveis que podem ser inadequados. As concentrações de contaminantes em fertilizantes são derivadas dos materiais de origem aos quais os fertilizantes são fabricados, ou são introduzidos no fertilizante durante o processo de fabricação. O último é muito incomum e a fonte dominante de contaminantes em fertilizantes fabricados é a matéria-prima utilizada para a fabricação.

A International Zinc Association (IZA) está comprometida com o uso seguro de fertilizantes de Zinco e, para esse fim é associada à Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Austrália (CSIRO) para desenvolver um conjunto de valores-limite para os principais contaminantes, como Arsênio (As), Cádmio (Cd), Cromo (Cr), Chumbo (Pb) e Mercúrio (Hg) em fertilizantes de Zinco.

Baseado nessa informação foi desenvolvido um selo de aprovação de fertilizantes de Zinco para indicar produtos que atendam às diretrizes de impurezas, com base em requisitos de verificação, incluindo a submissão de especificações / análises de produtos e testes de terceiros. *

ESPECIFICAÇÕES DE QUALIDADE

Baseado em normas internacionais para fertilizantes de Zinco, foi desenvolvida a Tabela 1 que estabelece os limites de impurezas em fontes de Zinco para uso em fertilizantes. A Tabela 2 fornece o nível mínimo de Zinco em produtos comuns de fertilizantes de Zinco.

Tabela 1.  Limites para impurezas em fertilizantes Zn

 

 

Elemento Concentração máxima permitida por 1% de Zn (mg / kg) Concentração máxima permitida por kg de Zn (mg elemento / kg Zn) Concentração máxima permitida em ZnO (mg elemento / kg ZnO puro) Concentração máxima permitida em ZnSO4(heptahidratado) (mg elemento/kg ZnSO4.7H2O)
As 60 6000 4820 1365
Cd 6.8 680 546 155
Cr 81 8100 6508 1843
Hg 130 130 104 30
Pb 5.3 530 426 121

 

Tabela 2.  Conteúdo mínimo de Zinco necessário

  ZnO ZnSO4.7H2O ZnSO4.H2O
Zinco 72% 23% 33%

 

COMO SE QUALIFICAR

Para aplicação do Selo de qualidade de Zinco em produtos, os seguintes requisitos de auditoria devem ser atendidos pela empresa:

  • Envio inicial para análise de especificações (Zinco e impurezas) dos produtos da empresa.
  • Envio de análise trimestral do (s) produto (s), para revisão e comparação com os limites de impurezas.
  • Envio de 1 kg de amostra do produto a cada seis meses, para testes em um laboratório independente selecionado pela IZA.
  • Ao menos duas vezes por ano será realizado um teste aleatório do produto da empresa coletado no mercado.
  • A empresa deve ser membro/afiliado da IZA para participar.

 

Inicialmente o Selo de Aprovação será concedido de forma condicional, uma vez que as especificações do produto e a 1ª análise trimestral forem fornecidas e atenderem os requisitos. O uso do Selo por parte da empresa pode ser interrompido a qualquer momento se os requisitos de auditoria e os padrões listados acima não forem cumpridos por avaliação da IZA.

 

 

 

RECURSOS

Código de Prática

Especificações de Qualificação

CONTATE-NOS

Para obter mais informações sobre o Selo de Aprovação de Zinco Fertilizante, preencha o formulário abaixo.

11 + 1 =

* As informações contidas no Código de Prática e qualquer documentação em relação ao selo de qualidade apenas incluem declarações de natureza geral com base em pesquisas científicas. Essa informação não se destina a abordar as circunstâncias específicas de qualquer indivíduo, entidade, propósito ou situação específica.

A IZA não deve qualquer obrigação de cuidado para você e não faz representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, exatidão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de tais informações para qualquer propósito ou situação particular. Qualquer confiança que você possa colocar nessas informações é, portanto, estritamente sob seu próprio risco, e nenhuma dependência ou ações devem ser feitas nessas informações, sem procurar nenhum especialista especializado em consultoria profissional, científica e técnica.

Exceto na medida em que tal responsabilidade não possa ser legalmente excluída, a IZA (incluindo seus funcionários, consultores e Membros) nunca será responsável por qualquer pessoa por quaisquer conseqüências, incluindo, entre outras, perdas, danos, custos, despesas ou qualquer outra compensação, decorrente direta ou indiretamente de depender do Código de Prática, qualquer documentação em relação ao selo de qualidade (em parte ou no todo) e qualquer informação ou material contido no mesmo.